skip to Main Content
(21) 99400-1223 contato@ambarboasvibracoes.com.br

O âmbar e suas lendas…

A lenda mais conhecida e a dos Héliades segundo qual Phaeton, filho de Appolo (ou de Helios, o Sol) e a mortal Clymene, rainha de Ethiopios, vê sua filiação divina colocada em duvida por Ephaphos, filho de Zeus e de Lo com quem ele se disputava. Ele teria solicitado uma confirmação perante Helios lhe pedindo um favor para provar sua ascendência. Phaeton pedira à conduzir o tanque solar. Helios compreende então seu erro, pois Phaeton se precipita como um louco com seu atrelage, se afasta da trajetoria se aproxima muito perto da terra então os oceanos se apavoram, as rochas se secam, os homens se tornam negros, a deusa Demeter berrando desespero as recoltas em brasas…Zeus abate Phaeton que cai morto no rio Eridam, o setentrional dos gregos, de onde viria o âmbar. Suas irmãs, desesperadas, choravam tanto que os outros deuses as transformaram em alamo, mas mesmo essas arvores choravam e foram essas lagrimas que originaram o âmbar, que se encontra no mar.
Uma lenda germânica se difere um pouco : a deusa do amor a loira e bela Freyje, esposa de Odur, o raio do Sol, adoravam joias. Ela encontra 4 anões negros ocupados em confeccionar um esplêndido colar de ouro. Ela logo se envolve num desejo irresistivel de o possuir e lhes afirma estar pronta a pagar qualquer valor. Cada anão pedira uma noite de amor com ela, ao que aceita. De volta ao palacio, envergonhada, ela esconde o colar; somente usando-o à noite; mas o demônio Loki informa ao rei Odur que se mostra incrédulo. O demônio, então busca o colar e o mostra. Odur; desabusado, foge com ele. No dia seguinte Freyja, privada de seu colar e de seu marido, confessa a Odin, o deus supremo. Ele a perdoa, mas a obriga a usar eternamente o colar e depois desse dia a rainha erra através do mundo à procura de Odur para recuperar o colar, chorando sem cessar, suas lagrimas caindo no mar se transformando em nodulos de âmbar.
Depois dentro da tradição celta, o uso de um colar de âmbar simboliza a probidade pois no caso de mentira, ele se estica e estrangula.

Back To Top
WhatsApp chat